segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cervejas Especiais 101

Beer101

Como meu primeiro post na retomada do blog (agora temático, falando de cervejas!!), resolvi fazer um resumão sobre o universo das cervejas especiais. Especiais para nós, Brasileiros, porque em outros lugares do mundo, elas são apenas cervejas... Isso vem da cultura da cerveja de massa, implantada em nosso país há tempos, além de empecilhos tributários, fiscais e burocracia que sempre mantiveram os cervejeiros "alternativos" escondidos, enquanto as Brahmas, Antarticas e Skóis reinavam nos botequins do nosso Brasil varonil. Bom, esse tempo passou (graças a Deus) e hoje uma avalanche de cervejas diferentes chega até nós, seja por importação ou pelo esforço de pessoas e empresas que se apaixonaram pelo mundo destas bebidas tão (afinal elas são) especiais.

E é por esse mundo que quero incentivar vocês a viajarem. Para isso, tentarei compartilhar um pouco do que aprendi metendo meu nariz (literalmente) nos copos e garrafas que tive a chance de colocar as mãos. Sem mais delongas, sirva um copo e vamos começar!

PourGlass

Primeiro as primeiras coisas: Tipos de Cervejas. Você certamente já ouviu falar das cervejas Pilsen, certo? Bocks, Malzibier e outros também circulam há bastante tempo por aqui. Mas como diabos funciona isso? Classificamos as cervejas primariamente em dois tipos: LAGER e ALE. A segmentação está ligada ao tipo de levedura usada no processo de fermentação. E como essa escolha influencia de forma crucial o produto final, comecemos por aqui. Via de regra (sempre há exceções, guardem essa informação...) as LAGERS serão cervejas menos complexas e mais leves que as ALES. Porém não confundam isso com qualidade, ou com ser melhor ou pior, mais cara ou barata... São apenas características. Teremos cervejas boas e ruins em todos os grupos. Melhor ou pior, é algo que apenas você poderá concluir, dado que gosto é sempre pessoal. E o preço, vai depender de uma infinidade de fatores, assim vamos devagar.

Muito bem, separamos os supergrupos. Daqui para baixo, você vai encontrar fontes diferentes, com divisões diferentes. Uns vão separar por famílias de país de origem (do estilo) como as Inglesas, Alemãs, Belgas. Alguns vão colocar as Americanas em grupo próprio, outros vão classificá-las junto com as Inglesas. Pode-se também partir diretamente para as grandes famílias de estilos e ir desdobrando depois. Referência oficial? O Guia de Estilo do BJCP é o mais perto que você vai chegar disso, mas há muita informação lá, assim vou ficar com o meu jeito de separar o mundo. Como dizia Da Vinci, a Simplicidade é a máxima sofisticação.

BeerMap

Particularmente, gosto muito da separação por país de origem do estilo. É uma aproximação grosseira e simplificada, mas é bastante útil, especialmente no começo. Também enxergo essa divisão como uma espécie de "escada" para quem está começando. Apesar dessa ser uma analogia grosseira, dada a enorme variedade de estilos dentro de cada "família", é uma maneira de começar a entender esse mundo complexo. Além do que, quem manda aqui nesse artigo sou eu, assim vamos lá!

Alemãs

GermanWaitress
Vê se aprende com ela MULHER!!!

Oferta bastante rica de estilos, porém com alguma uniformidade, reflexo da "Lei de Pureza Alemã" (Reinheitsgebot), que limitava os ingredientes da cerveja ao básico: água, malte (cevada ou trigo) e lúpulo. Tem larga oferta de cervejas leves (tanto em álcool quanto em amargor), focadas em Drinkability dada a cultura local de sorver quantidades industriais do líquido. Acho que é uma boa para quem queira começar a explorar, principalmente as cervejas de trigo claras (Weissbier) e as Munich Helles ou Pilsners alemãs. Licher e Schneider são exemplos de Weiss, enquanto a Bamberg Helles é uma ótima nacional representante do segundo grupo. Hofbräu Original e Paulaner Münchner Hell são algumas primas germânicas.

Inglesas

KeepCalmDrinkEnglishBeer
Os caras são bons de Rock, futebol e cerveja… Vamos respeitar…

A família das inglesas abraça cervejas mais elaboradas, apesar de algumas tão ou mais leves que as alemãs (lembrem-se, SEMPRE há exceções). Os principais sub-estilos aqui são: Pale Ale e Milds (introdutórios, por assim dizer); Bitter e Brown Ale (intermediários); IPA (India Pale Ale), Old Ale, Porters e Stouts (mais parrudos). São cervejas mais focadas em sabor que aromas, mas é sem dúvida a minha família favorita. Menção importante aqui, são as variantes americanas. Você vai encontrar American Pale Ales e outras adaptações. Isso é válido, pois os americanos pegaram as características dos estilos originais e modificaram, de forma consistente, acrescentando amargor e mesclando lúpulos de aroma, criando novos sub-estilos. Eles também fizeram interpretações de estilos da próxima família (Belgas), mas a "intervenção" nesse grupo foi mais consistente. Sugiro conhecer toda a família da Hook Norton e Fuller's, são fáceis de encontrar por aí. Para as americanas, procure pelas cervejas da Brooklin Brewery, Anderson Valley e Rogue, também mais presentes no mercado nacional.

Belgas

MonksBeer
Mesmo os ateus curtem esse braço da igreja…

As Belgas são uma família toda especial e com certeza merecerão futuros posts dada a riqueza cultural e a variedade de estilos. Por hora, vamos dizer que as cervejas belgas são, em sua maioria (HÁ EXCEÇÕES, lembra?), mais fortes e complexas. Podemos destacar, simplificando, os estilos Witbier (cervejas de trigo); Golden e Dark Ales (literalmente claras e escuras, com as variantes Strong Dark e Strong Golden, mais parrudas); os estilos trapistas ou de abadia (Dubbel, Tripel, Quadrupel) e as Christimas Ales (cervejas especiais, complexas e sazonais, feitas para as festas de natal). Como complemento, temos as cervejas champanhe (feitas em processo semelhante aos espumantes/champanhes), Lambics (voltaremos aqui em outro post, com certeza) e as cervejas com/de frutas (geralmente adocicadas). Experimente as trapistas tradicionais (La Trappe, Westmalle, Chimay e Rochefort são mais comuns por aqui) e outras como Duvel, Tripel Karmeliet, St. Feuillien e St. Bernardus.

Bom gente, a coisa já ficou grande e só começamos a beliscar o assunto... Que tal vocês tomarem algumas cervejas, pesquisarem um pouco por aí e comentarem bastante aí embaixo? Das perguntas e sugestões podemos criar as próximas pautas para nossa viagem ao mundo das cervejas!

BeerWall2

Saúde!!

Rodrigo Garcia Marques
garciaspub@gmail.com
@rgmarques

Nenhum comentário: